segunda-feira, 21 de março de 2011

JESUS NOSSA PÁSCOA


Está chegando mais uma “festa da páscoa”. Esses dias o mundo paira em comemoração a mais uma festa de cunho religioso, é a “páscoa”. As pessoas se confraternizam, principalmente, trocando ovos de chocolate, uma prática que já virou tradição na sociedade cristianizada. O comércio investe pesado em marketing, as lojas enfeitadas ficam repletas de ovos de todas as marcas, tamanhos e cores. Uma verdadeira tentação. As crianças não resistem, e os adultos acabam embarcando na onda do coelhinho. Aliás, o coelho é um outro símbolo dessa festa, ele se encarrega de dar vida a imaginação de todos os adeptos. Ninguém resiste a toda essa maravilha. Aliás, foi exatamente o que pensaram os idealizadores dessa versão comercial de uma das festas mais significativas do povo de Deus.
Então, afinal de contas, o que é a páscoa? Qual o significado para nós? Como devemos comemorá-la? Primeiro, é importante dizer que a páscoa é uma festa exclusivamente judaica. É uma celebração para lembrar a libertação dos israelitas do domínio egípcio. Na noite em que o anjo da morte foi enviado para matar os primogênitos no Egito, este passou de largo e não tocou nos israelitas (Êxodo 12). A palavra páscoa significa exatamente, passagem. Portanto, não tem significado algum para qualquer outro povo, nem mesmo para o cristão. Se você me perguntar: então por que Jesus celebrou a páscoa? Simplesmente porque ele era Judeu.
Paulo disse que Jesus é a nossa páscoa (I Co. 5:7), se de fato queremos celebrar a páscoa, ela só tem sentido se Cristo for o motivo desta celebração. Não é o que vemos nas celebrações pascais modernas. Lembra-se de tudo menos de Jesus. João Batista anunciou Jesus como “o cordeiro de Deus que tira o pecado mundo”. Ou seja, João estava ensinando que o cordeiro da páscoa, que fora morto e o seu sangue livrou os israelitas no Egito, era uma figura, ou uma representação do Cristo que morreria na cruz pelos nossos pecados. Assim como o anjo da morte não pode tocar nos israelitas, assim também a morte não tem poder sobre aqueles que são lavados e remidos no sangue de Jesus. Portanto, a páscoa não tem nada a ver com ovos, chocolates e coelhos. A páscoa é Jesus, celebremos pois a Ele. Somente a Ele. Amém!

Um comentário:

  1. Você sabe realmente o que é a Páscoa?

    Base bíblica: Êxodo 12: 1-28 / Deuteronômio 16: 1-7 / Mateus 26: 17-30 / I Coríntios 11: 23-29

    Segundo a leitura das passagens bíblicas acima citadas, a páscoa é um cerimonial que simboliza sacrifício.
    A primeira páscoa foi realizada pelo povo de Israel quando ele era escravo no Egito. Para que o Faraó do Egito libertasse o povo de Israel, o Senhor enviou 10 pragas. A última praga foi a morte dos primogênitos. O anjo da morte iria passar em cada casa e tirar a vida do primogênito de cada família. Para que o povo de Israel fosse liberto dessas mortes, O Senhor orientou seu povo a realizar a cerimônia da Páscoa. Nessa cerimônia, o povo deveria sacrificar um cordeiro de um ano, perfeito. O sangue desse cordeiro deveria ser passado nos umbrais de cada porta. Pois quando o anjo da morte passasse em frente àquela casa iria livrá-la da morte. A carne do cordeiro deveria ser comida toda no mesmo dia, pois no dia seguinte o povo de Israel iria embora do Egito.
    Essa cerimônia deveria ser realizada todo ano pelo povo de Israel como lembrança da libertação da escravidão do Egito. Junto com o cordeiro, o povo deveria comer pães asmos (sem fermento) e ervas amargas, para que o povo nunca esquecesse como foi amarga o tempo em ele foi cativo.

    Àquele sacrifício do cordeiro na páscoa já simbolizava o sacrifício que Jesus iria fazer na cruz. Assim como o cordeiro, Jesus era perfeito, sem mácula, sem mancha e foi morto como um sacrifício para nos libertar da escravidão do pecado.
    Assim como o sangue do cordeiro deveria ser espargido nos umbrais das portas, o sangue de Cristo deve estar espargido em nossos corações, pois o sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado. Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
    Assim como o povo de Israel era cativo no Egito, nós também éramos, pois o Egito representa o pecado do qual nós éramos escravos, mas através do sacrifício de Cristo na cruz, nós fomos libertos do pecado e alcançamos a salvação.

    Jesus Instituiu um cerimonial para substituir o cerimonial da páscoa realizado pelo povo de Israel: A Santa Ceia do Senhor. Na qual o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, ou seja, o seu sacrifício na cruz do calvário por amor a todos nós.

    Então não se deixe enganar pelas mentiras de coelhinhos e ovos.
    Pois como já disse o Apóstolo Paulo em I Corintios 5:7 - JESUS É A NOSSA PÁSCOA.

    Resumo da pregação do Pr. Tony da Igreja de Nova Vida.

    ResponderExcluir